Começando hoje o Ano Novo Chinês.
Ano do Boi.
O Ano Novo Chinês, que corresponde ao ano 4719, é iniciado no primeiro dia em que a Lua está na fase nova. E em 2021 acontece em 12 de fevereiro, o que marca o início do Ano do Boi (Búfalo), animal que representa a ordem, disciplina, perseverança, dedicação e poder de adaptação aos acontecimento, para que bons frutos sejam colhidos ao longo dos próximos meses. Na cultura chinesa, o Boi está relacionado ao elemento Metal, que é confiante, estável e te direciona a movimentos internos de introspecção e manutenção. Por isso, aguarde por um período – que termina em 31 de janeiro de 2022 – de trabalho um pouco árduo, criativo e de superação.
O ciclo do Calendário Chinês é representado por 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. A cada 12 anos, o mesmo animal se repete. Os últimos anos do Boi foram: 1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009 e 2021.
As tradicionais festas que acontecem na China e em países asiáticos, que seguem o calendário lunar, costumam durar semanas e incluem o Festival das Lanternas.
Como é o Festival das Lanternas na China?
O Festival das Lanternas na China é comemorado no 15° dia do primeiro mês lunar do calendário chinês. Sendo assim, ele oficialmente finaliza o período de comemoração do Ano Novo Chinês, que é celebrado por 15 dias. Neste ano de 2020, o Ano Novo Chinês será comemorado do dia 24 de janeiro ao dia 30 de janeiro. O Festival das Lanternas tem um significado muito especial, pois ele é a primeira noite de lua cheia do calendário da China, simboliza o reencontro da família, como também é marcado pelo retorno da primavera.
Quando o Festival foi criado?
O Festival das Lanternas foi criado há um certo tempo, cerca de 2.000 anos atrás. Foi criado pelo Imperador Han Mingdi foi um defensor árduo do Budismo. Então, certo dia ele conversando com alguns monges descobriu que eles iluminavam os templos com lanterna para assim mostrar respeito ao Buda. Além disso, eles sempre às acendiam no décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Sendo assim, ele ordenou para que todos sempre acendessem as lanternas em suas casas nesse mesmo dia. Ao longo do tempo esse hábito foi ganhando mais força, até se tornar um belíssimo festival. O festival é o momento para que as pessoas realizem diversas atividades regionais, como: soltar fogos de artifícios, danças do leão e dragão, andar sobre pernas de pau, comer tangyuan e adivinhar enigmas que são escritos nas lanternas. Os chineses também tem o costume de apreciar a linda lua cheia brilhante no céu.
Como é a Dança do Leão e do Dragão?
Durante essa animada festividade, os chineses também preparam grandes danças, com fantoches gigantes e carros alegóricos. Os gigantes dragões são bem animados e dançam de acordo com o tambor. Os movimentos realizados pelos dançarinos lembram movimentos desse animal mitológico, demonstrando o poder e a dignidade, significados que o dragão carrega pelos chineses. O dragão é o animal que mais está presente pelos cantos da China.
Já a dança do Leão é bem popular na cultura chinesa. Ela tem um significado histórico bem grande. Ela possui duas formas de dança a nortista que representa mais o entretenimento, uma dança mais acrobático. Além disso, o leão nortista possui cores forte, como, vermelho e laranja. A outra dança é a sulista, que é mais simbólica. Ela tem o significado de tirar todo o mal e trazer mais sorte e felicidade para o povo. Esse leão, por sua vez, possui uma variedade de cores, como também, um chifre único em sua cabeça e um espelho na testa. Vale muito a pena ver algo tão cultural e tão alegre.
Qual o significado das lanternas?
Bom, para os chineses muitas coisas tem seus sentidos e seus significados. Portanto, com as lanternas não poderia ser diferente. No dialeto Taiwan lanterna significa Deng e é pronunciado por Ding que em português significa “um bebê recém-nascido menino”. Então, para os chineses as lanternas tem o sentido de iluminar o futuro, dar à luz.
O que comer durante o Festival?
Durante a comemoração do Festival das Lanternas os chineses têm o costume de comer um bolinho de arroz doce, chamado Tangyuan. Ele é como se fosse uma representação, um símbolo deste festival. Os chineses escolheram esse bolinho, pois ele representa este momento de união da família. Além disso, você deve fazer essa refeição junto com sua família, para começar o ano com boas energias.